sábado, 27 de outubro de 2012

Identifcando os alunos supedotados/altas habilidades

REUNIÃO DE ESTUDOS COM OS PEDAGOGOS DAS ESCOLAS, DOS CMEIS DO TURNO VESPERTINO E PROFESSORS ESPECIALIZADOS.
Olá colegas, vejam o que foi estudado, discutido na última reunião do Setor da Educação Especial com a equipe pedagógica do turno vespertino, psicólogo e professores especializados.
O grande objetivo desta reunião foi para cumprir mais uma ação do Plano de Trabalho do Setor, cuja ação é:
“Mapear os alunos talentoso/altas habilidades e com superdotação matriculados nas escolas municipais visando o atendimento especializado dos mesmos em salas de recursos”.
PAUTA DA REUNIÃO COM OS PEDAGOGOS DO TURNO VESPERTINO E PROFESSORES ESPECIALIZADOS
LOCAL: Auditório da SEMEC _ DATA: 24/10/2012
HORÁRIO: às 13 horas.
OBJETIVOS: Repassar conhecimentos teóricos a respeito da temática Altas habilidades/Superdotação visando reconhecer estes alunos como público - alvo da Educação Especial;
_ Conhecer e identificar as características de pessoas com altas habilidades/superdotação visando mapear os mesmos que estão matriculados nas escolas municipais.
PAUTA
- Entrega dos cartões de boas – vindas: SEJA BEM VINDOS!
“Um dia de chuva é tão belo quanto um dia de sol, ambos existem, cada um como é."(Diones)
_ Dinâmica dos excluídos: (entregar números de 1 a 9, porém a pessoa que esiver com o numeral 6 não vai ter função na dinâmica: “Excluído”): Lucinha

-Reflexões da dinâmica
_ MENSAGEM: Miguel para o computador – (Diones)
·         Reflexões/comentários.
_ Estudo das temáticas com apresentação no datashow:
_  Conceituação sobre Inteligência – (Diones)
_ Conceituações, mitos e características de pessoas com altas habilidades/superdotação; – (Lucinha).
·         Antes de iniciar a palestra das “inteligências Múltiplas”, exibir a seguinte mensagem:
_Luizinho da 2ª Fila- (Diones)
_ Explicação do formulário para identificação desta clientela (LUCINHA).
_ Entrega das apostilas:
·         Mitos sobre a superdotação;
·         Formulário de identificação do Livro: Saberes e Práticas da Inclusão;
·         Cópia  do formulário do NAAS _ LUCINHA
Mensagem nos cartões: VALORIZE AS QUALIDADES DOS ALUNOS!! (Diones).
_ Leitura final_ Cartazes de autoestima - (Diones).
 Veja os momentos alegres da dinâmica, aplicada no início da reunião pela pedagoga Lucinha:
representação da dinâmica

Dinâmica dos excluídos

Dinâmica dos excluídos

Representação: Dinâmica dos excluídos
Mensagem de Boas - vindas. (foi entregue um cartão com esta mensagem e com uma bala).
Lucinha abordando a temática: conceituação, mitos, características das pessoas com SD/HA.

Equipe atenta a explanação da temática abordada:conceituações, indicios, identificação.....

Albert Einstein

A inteligência para Piaget é o mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova e, como tal, implica a construção contínua de novas estruturas. Esta adaptação refere-se ao mundo exterior, como toda adaptação biológica. Desta forma, os indivíduos se desenvolvem intelectualmente a partir de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio que os cercam. O que vale também dizer que a inteligência humana pode ser exercitada, buscando um aperfeiçoamento de potencialidades, que evolui "desde o nível mais primitivo da existência, caracterizado por trocas bioquímicas até o nível das trocas simbólicas" (RAMOZZI-CHIAROTTINO apud CHIABAI, 1990, p. 3).A construção da inteligência dá-se, portanto em etapas sucessivas, com complexidades crescentes, encadeadas umas às outras. A isto Piaget chamou de “construtivismo sequencial”.

SEGUNDO O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (2001), NAS DIRETRIZES NACIONAIS PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA, PODEM SER CONSIDERADAS SUPERDOTADAS AS CRIANÇAS QUE:

APRESENTAM NOTÁVEL DESEMPENHO E ELEVADA POTENCIALIDADE EM QUALQUER DOS SEGUINTES ASPECTOS, ISOLADOS OU COMBINADOS: CAPACIDADE INTELECTUAL GERAL, APTIDÃO ACADÊMICA ESPECÍFICA, PENSAMENTO CRIADOR OU PRODUTIVO, CAPACIDADE DE LIDERANÇA, TALENTO ESPECIAL PARA ARTES E CAPACIDADE PSICOMOTORA. (MEC, 2001).

Veja um FOLDER, elaborado pela supervisora Diones, com resumos principais da temática abordada:
S.D.

CONCEITO
Crianças Superdotadas e Talentosas são as  que apresentam notável desempenho e/ou elevada potencialidade em qualquer um dos seguintes aspectos; isolados    combinados: pensamento criador ou produtivo; capacidade de liderança; talento especial para Artes Visuais; Artes Dramáticas e Musicais e Capacidade Psicomotora.

TIPOS DE SUPERDOTAÇÃO


_ Tipo Intelectual: apresenta flexibilidade, independência e fluência de pensamento, produção intelectual, julgamento crítico e habilidade para resolver problemas;
_ Tipo Social: que revela capacidade de liderança, sensibilidade interpessoal, atitude cooperativa, sociabilidade expressiva, poder de persuasão i influência no grupo;
_ Tipo Acadêmico: com capacidade de atenção, concentração, memória, interesse e motivação pelas tarefas acadêmicas e capacidade de produção;
_ Tipo Criativo: com capacidade de encontrar soluções diferentes e inovadoras, facilidade de expressão, fluência, originalidade e flexibilidade;
_ Tipo Psicocinestésico: que se destaca pôr usa habilidade e interesse pôr atividade físicas e psicomotoras, agilidade, força e resistência, controle e coordenação motoras;
_ Tipo dos Talentos Especiais: que pode se destacar nas artes plásticas, musicais literárias e dramáticas, revelando capacidade especial e alto desempenho em tais atividades.

CARACTERÍSTICAS DE IDENTIFICAÇÃO DO S.D.
_ São extremamente curiosos;
_ Persistentes no empenho de satisfazer seus interesses;
_ Críticos em relação a si e aos outros;
_ Têm um senso de humor altamente desenvolvido;
_ Não são propensos a aceitar afirmações, respostas ou avaliações superficiais;
_ Entendem com facilidade princípios gerais;
_ São sensíveis a injustiças, tanto a nível pessoal quanto social;
_ Têm muita imaginação e fantasia;
_ Apresentam formas originais de resolver problemas; E muitas outras mais...

DESENVOLVA E BRILHE EM SUAS
POTENCIALIDADES!
INCLUSÃO

O S.D/HA apesar de seu elevado potencial sofre discriminações e sente-se rejeitado.
Precisamos incluí-lo!  Ele também precisa de seu apoio, carinho e atenção.

Cabe a família, à escola procurar valorizar e desenvolver os talentos, as habilidades das crianças, estimulando-as e aceitando-as.

Trabalhe com a autoestima e o autoconceito positivo dessas crianças, pois dentro dela poderá existir um “gênio” adormecido.

INCLUA A TODOS! Todas as pessoas merecem ser valorizadas, respeitadas e estimuladas para desenvolver as suas capacidades, habilidades e potencialidades.

Aceite o Superdotado !!

 
Thoma Alva Edison

MITOS SOBRE O SUPERDOTADO

·  É sempre o melhor em tudo o que faz. É o mito da perfeição.
·         São de classes sociais mais favorecidas economicamente;
·         O professor de alunos superdotados necessita também ter altas habilidades;
·         É ótimo aluno e tem sempre as melhores notas;
·         Um programa educacional para crianças superdotadas é algo sofisticado, caro e especializado;
·         São hiperativas e possuem cérebro com mais neurônios;
·         Todo superdotado é bem sucedido na escola;
·         Todo superdotado é meio “maluco;
·         Todo superdotado foi criança precoce, um “prodígio”;
·         O superdotado não, super estimulado;
·         Criança superdotada, um “adulto partido ao meio”.

DICAS PARA O PROFESSOR DESENVOLVER E VALORIZAR AS POTENCIALIDADES DOS ALUNOS: (Mensagemm  Final).

·         Desenvolva as capacidades, habilidades e potencialidades do aluno;
·         Ofereça elementos para que a criança cresça segundo o seu próprio ritmo e seus próprios recursos;
·         Proporcione à criança situações que busquem transformar a expressão criadora num hábito que a identifique como ser capaz de criar, em toda e qualquer atividade, em toda e qualquer atitude;
·         Desenvolva as capacidades, habilidades e potencialidades do aluno;
·         Favoreça o enriquecimento e aprofundamento curriculares, assim como a ampliação dos interesses;
·         Fortaleça o autoconceito positivo e trabalhe com a autoestima;
·         Amplia e diversifica as experiências dos alunos;
·         Possibilita ao aluno maior desenvolvimento da sua capacidade criativa, dos hábitos de trabalho e de estudo;
·         Oportunize o desenvolvimento dos valores éticos e do convívio social;
·         Proponha atividades que atendam ao ritmo individual de crescimento e de aprendizagem;

Van Golg: O Gênio da Pintura 

ATENDIMENTO
SALA DE RECURSOS_ SEDU
Sala de Educação Especial/Colatina/ES


MAIORES INFORMAÇÕES:
                                                            SEMEC - Francisco – ES
                                                                      SEDU – Vitória
                                                                        NAAS/ Vitória


Algumas frases dos cartazes utilizadas no final da Reunião:

HÁ UMA FORÇA ESPECIAL DENTRO DE “VOCÊ”!

"Trabalhe o seu ponto forte que o resto fortalece (Lais Ribeiro)
 
 
ACREDITAR NA GENTE MESMO
DÁ CERTO!
 
 
ACREDITE EM VOCÊ!

"Faça algo diferente...e ação!

"Sucesso traz sucesso". Acredite nisso! e...desenvolva suas habilidades!!!!

DESENVOLVA SUAS POTENCIALIDADES E HABILIDADES.
Você consegue!!!!
 Eís a cópia da Dinâmica aplicada:

DINÂMICA DOS EXCLUÍDOS

1  Homem gostava de caminhar e observar atentamente os acontecimentos do seu percurso.  Certo dia, caminhando em passos ligeiros parou de repente e observou que   2 crianças dormiam sentadas na calçada, encostadas, apoiando-se mutuamente. De repente   8  surdos atravessaram a rua gesticulando ansiosamente pois estavam sendo perseguidos por  5  pivetes que empunhavam pedaços de paus e tentavam agredi-los.   4   homossexuais que passavam naquele momento gritavam histéricos e assustados, as  2  crianças  cadeira em rodas eram empurradas pelos irmãos e viram  3 velhinhas  que caminhavam lentamente, trêmulas, meio corcundas, de bengala na mão. Perto dali 9 crianças  brincavam de roda e  8  soltavam pipa, sem perceberem o que acontecia. 7  doentes gemiam de dores na porta do hospital daquela rua. Numa esquina 4 adolescentes experimentavam uma picada, puxavam fumo e conversavam. Em outra esquina 2 prostitutas  rodavam bolsinha a espera de clientes, 1 deficiente visual  que passava por ali deixou cair no chão a sua identidade e ficou procurando-a desesperadamente.  8  negros davam show de capoeira 9 desempregados atravessavam a rua, tristes, cabisbaixos e coçando a cabeça  5 mendigos pediam esmolas de mãos estendidas para os transeuntes 3 bêbados tentavam equilibrar-se após uma bebedeira matinal 1 fugitivo da prisão local, correu, abaixou-se e escondeu-se no depósito de lixo das proximidades, o cheiro era horrível 7 policiais o procuravam por todos os cantos da rua e já estavam muito cansados 9 mulheres  faziam um protesto contra a exploração das empregadas domésticas e algumas pessoas não foram observadas pelo homem. Esperaram até agora para fazer parte desse texto mas infelizmente foram excluídas.

Passos da dinâmica
a) Cada participante recebe um número (de 1 a 9)
b) Em seguida formam-se nove grupos reunindo as pessoas com o mesmo número.
c) Cada grupo deve representar durante a leitura do texto, a parte que corresponde ao número recebido.


Eis alguns textos usados nos cartazes e na apresentação em datashow:

SUPERDOTAÇÃO É:

[...] GRANDE FACILIDADE PARA APRENDIZAGEM QUE OS LEVE A DOMINAR RAPIDAMENTE OS CONCEITOS, OS PROCEDIMENTOS E AS ATITUDES E QUE, POR TEREM CONDIÇÕES DE APROFUNDAR E ENRIQUECER ESSES CONTEÚDOS, DEVEM RECEBER DESAFIOS SUPLEMENTARES EM CLASSE COMUM, EM SALA DE RECURSOS OU EM OUTROS ESPAÇOS DEFINIDOS PELOS SISTEMAS DE ENSINO, INCLUSIVE PARA CONCLUIR, EM MENOR TEMPO, A SÉRIE OU ETAPA ESCOLAR.
(DIRETRIZES NACIONAIS
DA EDUCAÇÃO ESPECIAL, 2001, PG 39).

CARACTERÍSTICAS INTELECTUAIS

         Curiosidade                         
         Ritmo de aprendizagem rápido
         Vocabulário avançado
         Fluência de idéias
         Originalidade de idéias
         Paixão por aprender
         Grande concentração
         Boa memória.
         Preferência pelo trabalho independente
         Interesses diversos
         Grande bagagem de informações sobre temas de seu interesse
         Habilidades de leitura e escrita em tenra idade
         Linguagem precoce;
         Grande atividade imaginativa
         Associação rica de imagens
         Uso frequente de imagens e metáforas
         Pensamento lógico.

         Interesse por atividades de resolução de problemas

CARACTERÍSTICAS DA PERSONALIDADE:
         Perfeccionismo
         Senso de humor
         Intensidade
         Alto grau de energia
         Persistência
         Autoconsciência
         Questionamento de regras e autoridade
         Crítico de si mesmo e dos outros
         Sensível às injustiças
         Independentes
         Irritam-se com a rotina
         Percepção acurada.

       “Cuidar e assistir o superdotado é de certo modo predestinar os rumos da sociedade futura”.   (Helena Antipof, 1971).     
                                   
“Na filosofia educacional dos mais dotados, regras, regulamentos e programas pré fabricados não têm vez. É necessário dar-lhes oportunidades para descobertas, experiências e confrontações, e haverá então o inverso daquilo que se faz até hoje: serão eles que mostrarão através de suas manifestações aquilo que devemos  oferecer-lhes [...]”.
(Helena Antipof, 1971).

SUPERDOTAÇÃO, UM MITO A SER QUEBRADO.

Estudos internacionais demonstram que o porcentual de crianças superdotadas ou com altas habilidades varia de 10% a 15%. No Brasil, as estatísticas apontam um número menor, devido às dificuldades de identificação que ocorrem nas escolas. Em 2008, foram identificados, até o mês de outubro, 2.100 alunos com altas habilidades. “Aqui a superdotação é encarada como um mito. As pessoas pensam em supergênios ou heróis quando, na verdade, é um fato comum e corriqueiro”, explica Marta Clarete Dutra, coordenadora de articulação de políticas de inclusão junto aos sistemas de ensino do Ministério da Educação.
Atualmente, o ministério trabalha para facilitar a identificação dos alunos com altas habilidades e, então, desenvolver melhor seus talentos. O desafio é desmitificar a figura do superdotado e identificar a superdotação como característica presente em muitos alunos. “É comum que haja estudantes com altas habilidades em determinada área de conhecimento e déficit em outra”, reitera Marta Dutra. Todos os estados brasileiros possuem um Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS) que atuam com alunos matriculados na rede regular de ensino que tenham indicativo de altas habilidades ou superdotação.
A ação dos NAAHS é estruturada em três vias: atendimento ao professor, ao aluno e à família. Ao professor, são dadas orientações tanto para a identificação dos estudantes quanto para melhor inserção deles em sala de aula. Já à família, são dadas instruções para que não haja a construção de expectativas que, a longo prazo, comprometem o desenvolvimento emocional das crianças. “As famílias acabam por pressionar os estudantes com suas próprias expectativas e os núcleos ajudam-nos a lidar com isso”, ressalta Marta Dutra.
ANA GUIMARÃES (Portal do MEC).
ALGUNS CARTAZES USADOS NA REUNIÃO, COM SUPERDOTADOS FAMOSOS:





PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DE SÃO FRANCISCO
Secretaria Municipal de Educação
Barra de São Francisco - Espírito Santo

GUIA PARA OBSERVAÇÃO DE ALUNOS COM INDÍCIOS DE ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTADOS

ESCOLA:______________________________________________________________________________________                          ANO­­­________________
TELEFONE:_____________________SÉRIE/ANO:_____________ TURNO:___________________    Nº DE MENINOS: ______       Nº DE MENINAS: ______
PROFESSOR (A):________________________________________________________                        EFETIVO: (     )                       CONTRATADO: (     )
1 – Indique em cada item os dois alunos de sua turma, menino ou menina, que em sua opinião, apresenta as seguintes características:

ITENS
1º ALUNO (NOME COMPLETO)
2º ALUNO (NOME COMPLETO)
    1.           
    Os melhores da turma nas áreas de linguagem, comunicação e   expressão


    2.         
   Os melhores nas áreas de Matemática e Ciências


    3.         
  Os melhores nas áreas de Artes e Educação Artística


    4.         
  Os melhores das atividades extracurriculares


    5.         
    Mais verbais, falantes e conversadores


    6.         
    Mais curiosos, interessados, perguntadores


    7.          
    Mais participantes e presentes em tudo, dentro e fora da sala de aula


    8.         
    Mais críticos com os outros e consigo próprio


    9.         
   De melhor memória, aprendem e fixam com facilidade



  10.          
            Mais persistentes, compromissados, chegam ao fim do que fazem


  11.         
                    Mais independentes, iniciam o próprio trabalho e fazem sozinhos


ITENS
1º ALUNO (NOME COMPLETO)
2º ALUNO (NOME COMPLETO)
  12.           
            Entediados, desinteressados, mas não necessariamente atrasados


  13.         
                   Mais originais e criativos


  14.         
             Mais sensíveis aos outros e bondosos para com os colegas


  15.         
              Preocupados com o bem estar dos outros


  16.         
              Mais seguros e confiantes de si


  17.         
              Mais ativos, perspicazes, observadores


  18.         
              Mais capazes de pensar e tirar conclusões


  19.         
              Mais simpáticos e queridos pelos colegas


  20.         
              Mais levados, engraçados, “arteiros”



  21.         
              Que você considera mais inteligente


  22.         
               Com melhor desempenho nos esportes e exercícios físicos


  23.         
              Que sobressaem em habilidades manuais e motoras


  24.         
           Que produzem respostas inesperadas e pertinentes


  25.         
              Capazes de liderar e passar energia própria e animar o grupo



2 – Existe em sua turma alguma criança com outros talentos especiais? Quem? Como manifesta o seu talento? (Pode anexar qualquer material que julgar pertinente)
________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________
3 – Comentários e observações que deseja fazer. (Pode anexar folhas se desejar)
________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________

* Documentos validado em pesquisa cientifica (UFLA - FAPEMIG)
Fonte – Desenvolver Capacidades e Talentos: um conceito de inclusão – Zenita Cunha Guenther – Ed. Vozes, 2000
Obs.: Os nomes poder ser repetidos quantas vezes de fizerem necessários.

 
ATENÇÃO DIRETORES, EQUIPE PEDAGÓGICA E PROFESSORES, FIQUE LIGADO, TENHA UM "METAOLHAR" PARA OS ALUNOS COM INDICATIVOS DE HA/SD, ELES TAMBÉM PRECISAM DE ATENDIMENTO ESPECIALIZADO PARA QUE POSSAM TER SUAS HABILIDADES E POTENCIALIDADES RECONHECIDAS.

ABRAÇOS INCLUSOS!
DIONES.
 



 


 



Nenhum comentário:

Postar um comentário