PARANORAMA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BARRA DE SÃO FRANCISCO - ES
EDUCAÇÃO ESPECIAL
É uma modalidade ensino que disponibiliza as medidas de apoio à inclusão escolar por meio da oferta do Atendimento Educacional Especializado (AEE). Perpassa todos os níveis, etapas e modalidades de ensino.
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
Um serviço da educação especial, de caráter complementar ou suplementar, voltado para a formação dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, considerando as suas necessidades específicas e visa promover o acesso, participação e interação nas atividades escolares, sem substituição à escolarização.
EQUIPE DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Equipe constituída de dois coordenadores localizados na sede da SEMEC e um psicólogo itinerante.
SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS
É um serviço de apoio pedagógico especializado que ocorre no espaço escolar, ministrado por professor especializado, que suplementa e complementa o atendimento educacional.
REDE DE APOIO
Professores bidocentes: 15
Professores colaboradores: 12
Cuidadores: 07
TOTAL 34
FORMAÇÃO EM SERVIÇO
Reunião com a Rede de Apoio: outubro/2012 |
Reunião com a Rede de Apoio: junho/2010 |
Reunião com os professores especializados - Salas de Recursos - 2011 |
Formação em serviço através de reuniões de estudo para diversos segmentos: gestores da Educação Infantil; pedagogos das escolas municipais; Gestores das escolas, Equipe da Rede de Apoio e professores especializados, etc.
ESCOLAS DE SALAS DE RECURSOS/TURMAS
E.M Vicente Amaro da Silva – 02 turmas
E. M Erasmo Braga: 02 turmas
E.M João Bastos: 02 turmas
E.M. José Francisco da Fonseca: 01 turma
E.M. Vila Luciene: 01 turma
E.M. Neusa Fernandes da Silva: 01 turma
E.M. Sebastião Albano: 01 turma
São atendidos em média 85 alunos nas salas de recursos das escolas municipais.
São atendidos em média 85 alunos nas salas de recursos das escolas municipais.
OBS: Todas essas salas de recursos atendem a alunos com deficiência intelectual e física, TGD. Não temos salas para alunos com deficiência auditiva, visual e nem para alunos com indicativos de Superdotação/altas habilidades.
NÚMERO DE ALUNOS MATRICULADOS/CENSO – 2012: 138 Alunos
Mental/Intelectual: 92 Alunos
Física: 18 Alunos
Múltipla: 08 Alunos
Auditiva: 07 Alunos (DA: 05/PS:02)
Visual: 02 (BV)
Transtornos Globais do Desenvolvimento: TGD: Autismo: 10
Altas Habilidades/Superdotação: 01
Transtornos Funcionais Específicos: 45 (alunos com dislalia, dislexia, hiperatividade, déficit de atenção, dentre outros.).
Sala de Recurso da EM Neusa Fernandes da Silva |
Nenhum comentário:
Postar um comentário