A prova do ENEM foi realizada nos dias 3 e 04/11/2012.
Conheça um pouco sobre este famoso exame:
ENEM - EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO:
Foi implantado em 1998, é uma avaliação diferente das avaliações já propostas pelo Ministério da Educação. Isto porque se dirige a quem deseja conhecer suas possibilidades individuais de enfrentar problemas do dia a dia, sejam eles de natureza pessoal, relacionados ao trabalho, envolvendo tarefas previstas para a universidade ou, até mesmo, de relacionamento social.
O ENEM oferece uma referência baseada nas competências e habilidades desenvolvidas ao longo da educação básica, para que cada cidadão participante possa realizar uma autoavaliação com vistas as suas escolhas futuras, em relação ao mercado de trabalho e a continuidade de seus estudos.
A participação no ENEM é voluntária. Dele podem participar, mediante de inscrição, os alunos que estão terminando o ensino médio e todos aqueles que já concluíram essa etapa de escolarização em anos anteriores, não importando a idade do candidato e nem o ano de conclusão do Ensino Médio, inclusive estudantes da Educação de Jovens e Adultos.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vinha sendo utilizado como ferramenta para avaliar a qualidade geral do Ensino Médio no país.
Recentemente, o Enem começou a ser utilizado como exame de acesso ao Ensino Superior em universidades públicas brasileiras através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada). A prova também é feita por pessoas com interesse em ganhar pontos para o ProUni (Programa Universidade para Todos) e, a partir de 2009, além de servir como certificação de conclusão do Ensino Médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo supletivo, substituindo o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
A Matriz de Competências do ENEM é a base do que será avaliado no Exame, estruturado para avaliar cinco competências:
I – Dominar a norma culta da Língua Portuguesa e fazer uso das linguagens matemática, artística e científica.
II – Construir e aplicar conceitos das várias áreas do conhecimento para compreensão de fenômenos naturais, de processos histórico-geográficos, da produção tecnológica e das manifestações artísticas.
III – Selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações representados de diferentes formas, para tomar decisões e enfrentar situações-problema.
IV – Relacionar informações, representadas em diferentes forma, e conhecimentos disponíveis em situações concretas, para construir argumentação consistente.
V – Recorrer aos conhecimentos desenvolvidos na escola para elaboração de propostas de intervenção solidária na realidade, respeitando os direitos humanos e considerando a diversidade sociocultural.
No Estado do Espírito Santo foram inscritos 124.950 candidatos (INEP/MEC). No município de Barra de São Francisco, o Exame Nacional do Ensino Médio ocorreu de forma tranquila e calma e foram inscritos 1439 pessoas. Quanto ao número de abstenções nas provas, não obtive dos tais dados.
As escolas que sediaram o exame foram: EEEFM João XXII; EEEFM Governador Lindenberg: E.M João Bastos e a E.M Vicente Amaro da Silva que atendeu as pessoas com deficiências e também as que necessitavam de qualquer atendimento especial, ficando esta escola exclusivamente para “atendimento diferenciado”. Não obtive informações do número de pessoas com deficiências que fizeram a provas, pois a equipe coordenadora não pôde passar informações, pois somente podem emitir informações para o INEP.
O exame é coordenado no município por Tânia Maria Xavier; por três coordenadores por escola e aproximadamente por 78(setenta e oito) pessoas que aplicam as provas: sendo 40 chefes de sala de aula e 38 aplicadores.
No 1º dia, foi a prova de Ciências Humanas e no 2ª dia as provas de: de linguagens e matemática, além da redação. Na prova de linguagens, inclui a língua estrangeira (inglês ou espanhol).
Nos cadernos de provas de cores rosa, amarela, azul e branco havia pensamentos diferenciados para cada caderno. Os estudantes tiveram que transcrever o pensamento para os gabaritos.
Pensamentos dos cadernos das provas do 1º dia:
“ler é um trabalho que exige descoberta” _ (Caderno Rosa).
“Ler é experimentar os deslimites da liberdade” - (Caderno amarelo).
“Ler é apossar-se da fantasia” - (Caderno branco).
“Ler é descobrir-se na experiência do outro”. - (caderno azul).
Cadernos do 2º dia:
“Os livros formam pessoas”. (Caderno Rosa);
“Ler é uma forma de escrever com a mão alheia”. (Caderno cinza).
“A leitura é uma arma para a cidadania” – (Caderno Azul).
“Uma biblioteca é uma janela aberta”. – (Caderno Amarelo).
Os resultados oficiais dos gabaritos das provas objetivas serão divulgados no site http://www.inep.gov.br/enem no dia 7 de novembro. Os candidatos poderão acessar os resultados individuais do Enem 2012 a partir de 28 de dezembro, mediante inserção do número de inscrição e senha ou CPF e senha no endereço eletrônico http://sistemasenem2.inep.gov.br/.
Boa sorte a todos os candidatos, principalmente os francisquenses!!!
PARABÉNS A TODOS QUE AJUDARAM NESTE PROCESSO AVALIATIVO!!!!!!
CANDIDATOS da EEEFM João XXIII. |
Candidatos indo para EEEFM João XXIII |
Candidatos aguardando o início das provas - 2º dia |
Nenhum comentário:
Postar um comentário