INSTITUIÇÃO: EEEFM GOVERNADOR LINDENBERG
TURNO DA SALA DE RECURSO: Vespertino
TÍTULO DO PROJETO: “Educando para um Trânsito seguro”!
INTERDISCIPLINARIDADE: Língua portuguesa, História, Geografia, Ciências e Matemática
PERÍODO: segunda quinzena de outubro/2012
PROFESSORA: Diones Barcelos Bragança.
TÍTULO DO PROJETO: “Educando para um Trânsito seguro”!
INTERDISCIPLINARIDADE: Língua portuguesa, História, Geografia, Ciências e Matemática
PERÍODO: segunda quinzena de outubro/2012
PROFESSORA: Diones Barcelos Bragança.
1. JUSTIFICATIVA
É de suma importância educar para o trânsito. Todos os anos o Departamento do Trânsito (DETRAN) faz inúmeros campanhas nas mídias, distribuem materiais e boletins informativos conscientizando sobre o respeito e o cuidado com as leis do trânsito, mas infelizmente, o que vemos é que a cada dia está crescendo no país mortes por causas da imprudência, falta de atenção, uso de bebidas no trânsito.
É necessário que os alunos da sala de recursos também aprendam a atravessar nas vias públicas, adquirindo cuidados específicos, noções de perigo visando mudanças de bons comportamentos no trânsito. Torna-se importante e viável este projeto visando o aprimoramento de atitudes saudáveis e o respeito pelas leis do trânsito.
2. OBJETIVOS
2. OBJETIVOS
_ Produzir textos reflexivos sobre o trânsito;
_Conscientizar os alunos da importância da educação no trânsito.
_ Conhecer os cuidados ao transitar nas vias públicas da cidade;
_ Conhecer os principais sinais de trânsito e o significado das cores do Semáforo;
_ Conhecer a função do guarda de trânsito;
_Motivar a reflexão das ações praticadas no trânsito, buscando mudanças positivas.
_ Confeccionar cartazes sobre as faixas de pedestres.
3. DESENVOLVIMENTO/ATIVIDADES
3. DESENVOLVIMENTO/ATIVIDADES
_Conversa informal sobre regras, riscos e procedimentos de prevenção de acidentes; - frases de alerta com a confecção de um varal; - músicas; - poesias; - exibição de vídeos sobre o trânsito; - pintura; - recorte e colagem; - confecção de cartazes); - passeio em diferentes locais que possibilite a exploração e observação de placas de trânsito; confecção de semáforo com sucatas; - escrita de palavras sobre o TRÂNSITO e o seu significado; - Pesquisas de palavras geradoras que se referem a temática investigada.
4. RECURSOS DIDÁTICOS
Quadro de giz; giz de cera; lápis de cor; tinta guache; cartolinas; espaço da sala de aula e pátio externo da escola; revistas; jornais; cola; brinquedos para a educação no trânsito; cds e fitas de vídeo; computador, internet; papéis: crepom e sucatas, etc.
5. AVALIAÇÃO
Observar-se-á o interesse dos alunos, em todas as atividades propostas e deve ocorrer uma atenção especial para aqueles que se mostrarem desinteressados ou apáticos às mesmas, registrando as participações dos alunos nas fichas descritivas. A culminância deste projeto se fará em sala de aula com exposição dos trabalhos realizados e confeccionados pelos alunos do AEE.
6. REFERÊNCIA:
6. REFERÊNCIA:
ANDRADE, C. de O. Projeto Pedagógico. Disponível em:
http://canalpedagogico.blogspot.com.br/2009/07/projeto-didatico-o-transito_25.html Acesso no dia: 09/10/2012.
VEJAM ALGUMAS ATIVIDADES UTILIZADAS PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE PROJETO:
É PROIBIDO DESREPEITAR AS LEIS DO TRÂNSITO! |
PARE! PRESTE ATENÇÃO! MUITA PRUDÊNCIA AO DIRIGIR! |
REFERÊNCIA DAS IMAGENS:
https://www.google.com.br/search?num=10&hl=pt-BR&site=imghp&tbm=isch&source=hp&biw=1024&bih=489&q=sinais+de+transito&oq=SINAIS+DE+&gs_l=img.1.0.0l10.2906.6219.0.8813.10.9.0.0.0.0.407.1455.2-3j1j1.5.0...0.0...1ac.1.liHZ6-6hqLY
quantos dias levou esse projeto?
ResponderExcluir