ATENÇÃO AMIGOS E PARCEIROS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL!
Este projeto faz parte de um plano do Governo Federal chamado. “Viver sem limites”.
O Plano Viver sem Limite possui quatro eixos de atuação: acesso à educação, atenção à saúde, inclusão social e acessibilidade. E envolve ações de 15 órgãos federais, estados e municípios. Dentro do eixo de inclusão social, a presidenta assinou decreto que regulamenta o acesso ao trabalho para beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS).
O Governo Federal possibilitará acessibilidade e transporte adaptado para que crianças e adolescentes com deficiência possam frequentar a escola. Isso fortalece o programa interministerial BPC na Escola, que promove acompanhamento e monitoramento do acesso e da permanência na escola de beneficiários do BPC com até 18 anos.
LEIA O RESUMO DESTE PROJETO E CONHEÇA AS SUAS CARACTERÍSTICAS:
O Projeto Ônibus Urbano Escolar Acessível constitui-se em uma das ações do Plano de Desenvolvimento da Educação e se insere no âmbito da Política Nacional de Educação Especial lançada pelo Ministério da Educação e do Programa Caminho da Escola, por meio da articulação da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).
O Ônibus Urbano Escolar Acessível apresenta-se como uma oportunidade para municípios, estados e o Distrito Federal de iniciar ou ampliar o acesso, a participação e a aprendizagem dos estudantes com deficiência ou mobilidade reduzida nas classes comuns das escolas públicas de ensino regular e a oferta do atendimento educacional especializado, de forma complementar ou suplementar, garantindo a transversalidade da educação especial em todas as etapas, níveis e modalidades de ensino.
Durante o processo de concepção do Projeto Ônibus Urbano Escolar Acessível, foi colocado o desafio de criar um veículo com a possibilidade de adaptação ou de adequação do mobiliário e das instalações dependendo da quantidade de estudantes com deficiência ou restrição de mobilidade a serem beneficiados com o veículo em cada município.
Depois de identificado que os modelos existentes não atendiam aos desafios propostos, foi necessária a compreensão dos conceitos fundamentais, buscados a partir de conversações com representantes da educação especial, Inmetro e também com os diversos fabricantes desses veículos, investiu-se, então, no desenvolvimento de um novo conceito de ônibus, que atendeu a duas premissas: mobilidade e multifuncionalidade.
O ônibus é de pequeno porte, com comprimento total de 7.000mm, capacidade de carga de no mínimo 2.000kg, construído com características específicas para uso em vias pavimentadas e dotado de elementos que o torna acessível aos estudantes com deficiência ou restrição de mobilidade, podendo transportar até 26 (vinte e seis) estudantes sentados.
O veículo possui equipamentos e mobiliários necessários para apoio aos passageiros com deficiência ou mobilidade reduzida, como os seguintes:
· Plataforma elevatória veicular;
· Áreas reservadas (box) para a acomodação da cadeira de rodas com o seu ocupante ou cão guia;
· Poltronas preferenciais, com cinto de segurança subabdominal;
· Sistema de comunicação para informação aos estudantes com deficiência visual ou auditiva;
· comunicação visual interna e externa, com simbologia específicas e sinalização tátil de todas as informações e orientações disponíveis.
O ônibus pode atender a diversas demandas, bastando substituir o mobiliário, quando necessário. Para isso, foi desenvolvido com 04 configurações de mobiliário flexível, podendo possuir de 1 (uma) a 4 (quatro) áreas reservadas (box) para a acomodação da cadeira de rodas com o seu ocupante ou cão guia, conforme segue:
Configuração do ônibus
|
Capacidade aproximada
| |
01
|
01 (uma) área reservada (box) para cadeira de rodas
|
Até 20 estudantes sentados e 01 estudante com cadeira de rodas
|
02
|
02 (duas) áreas reservadas (box) para cadeira de rodas
|
Até 13 estudantes sentados e 02 estudantes com cadeira de rodas
|
03
|
03 (três) áreas reservadas (box) para cadeira de rodas.
Obs: Esta opção é que foi selecionado PELA SEMEC.
|
Até 11 estudantes sentados e 03 estudantes com cadeira de rodas
|
044
|
04 (quatro) áreas reservadas (box) para cadeira de rodas
|
Até 04 estudantes sentados e 04 estudantes com cadeira de rodas
|
O projeto consiste na aquisição, por meio de pregão eletrônico para registro de preços realizado pelo FNDE, de veículos padronizados para o transporte escolar. Existem três formas para estados e municípios participarem do Caminho da Escola: com recursos próprios, bastando aderir ao pregão; via transferência direta com termo de compromisso firmado com o FNDE; ou por meio de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que disponibiliza linha de crédito especial para a aquisição de ônibus zero quilômetro e de embarcações novas. Acesse o Sistema de Gerenciamento de Adesão a Registro de Preços (Sigarp) .
OBS: O modelo escolhido foi o nº 3, que é constituído de 03 (três) áreas reservadas (Box) para cadeira de rodas e até 11 estudantes sentados e 03 estudantes com cadeiras de rodas.
Vista externa do ônibus acessível |
AGORA SIM, ESTAMOS CADA VEZ MAIS MELHORANDO A INCLUSÃO DESTA CLIENTELA TÃO ESPECIAL NAS NOSSAS ESCOLAS.
Vamos torcer para que chegue logo, e assim usufruir deste transporte facilitando o acesso das pessoas com deficiências às escolas.
Abraços!
Nenhum comentário:
Postar um comentário