sábado, 20 de outubro de 2012

PROGRAMA ESCOLA ACESSÍVEL


“SOMOS DIFERENTES, MAS NÃO QUEREMOS SER TRANSFORMADOS EM DESIGUAIS. AS NOSSAS VIDAS SÓ PRECISAM SER ACRESCIDAS DE RECURSOS ESPECIAIS”.(VOZES DA CONSCIÊNCIAS, BH).

    Entendemos por acessibilidade a adaptação de locais, produtos, serviços e informações a pessoas com deficiências e com transtornos globais permitindo O ACESSO DE TODOS ao maior número de serviços possíveis, independente de suas capacidades físicas, motoras ou intelectuais, removendo assim, qualquer tipo de barreira.

PROGRAMA ESCOLA ACESSÍVEL

   O Ministério da Educação/MEC por meio da Secretaria de Educação Especial/SEESP (hoje SECADI) e do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação/ FNDE, implementa o Programa Escola Acessível, que objetiva a promoção da acessibilidade e apoio à inclusão escolar dos alunos público - alvo da educação especial em classes comuns do ensino regular.

OBJETIVO: Promover condições de acessibilidade ao ambiente físico, aos recursos didáticos e pedagógicos e à comunicação e informação nas escolas públicas de ensino regular.

AÇÕES:
  • O Programa disponibiliza recursos, por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola - PDDE, às escolas contempladas pelo Programa Implantação de Salas de Recursos Multifuncionais. No âmbito deste programa são financiáveis as seguintes ações:
  • Adequação arquitetônica: rampas, sanitários, vias de acesso, instalação de corrimão e de sinalização visual, tátil e sonora;
  • Aquisição de cadeiras de rodas, recursos de tecnologia assistiva, bebedouros e mobiliários acessíveis;

Como acessar: As escolas contempladas, conforme relação anual publicada em Resolução FNDE/PDDE – Escola Acessível, efetivam cadastro no Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação - SIMEC, onde inserem o plano de atendimento contendo o planejamento de utilização dos recursos.

Recursos financeiros recebidos do Programa Escola Acessível via PDDE/Acessibilidade para as escolas municipais de Barra de São Francisco - ES selecionadas pelo Programa de Implantação das salas de recursos (Ofício nº 38/2011/MEC/SECADI), que possuem matrículas de alunos públicos - alvo da Educação Especial.
2012
Código
Do
INEP
ESCOLAS MUNICIPAIS
VERBA FEDERAL/ PDDE (R$)
CUSTEIO
CAPITAL
Total
01
32002416
E.M. Santo Antônio
R$ 6.640,00
R$ 1.660,00
R$ 8.300,00
02
32074107
E.M. Elizabeth Trozoseki
R$10.000,00
R$ 2.500,00
R$ 12.500,00
03
32002459
E.M. ESFA Normília da Cunha
R$ 8.000,00
R$ 2.000,00
R$ 10.000,00
04
32001410
E.M. Cachoeirinha de Itaúnas
R$ 8.000,00
R$ 2.000,00
R$ 10.000,00
05
32001517
E.M Barra de Itaperuna
R$ 6.640,00
R$ 1.660,00
R$ 8.300,00
06
32002211
CMEI Brasilino Malaquias de Moraes
R$ 6.640,00
R$ 1.660,00
R$ 8.300,00
07
32069294
CMEI Dorico Cipriano
R$ 6.640,00
R$ 1.660,00
R$ 8.300,00
Total
___
_______
R$ 52.560,00
R$ 13.140,00
R$65.700,00
 Estes recursos financeiros estão na conta bancária das escolas desde a data: 30/08/2012.

Recursos financeiros recebidos do Programa Escola Acessível, via PDDE/Acessibilidade para as escolas estaduais de Barra de São Francisco - ES que possuem matrículas de alunos públicos - alvo da Educação Especial.
2012
Código
Do
INEP
ESCOLAS ESTADUAIS
VERBA FEDERAL/ PDDE (R$)
CUSTEIO
CAPITAL
Total
01
32001606
E.EEFM Aladim Silvestre de Almeida
R$8.000,00
R$ 2.000,00
R$ 10.000,00
02
32001592
E.EEF Itá
R$8.000,00
R$ 2.000,00
R$ 10.000,00
Total
___
_______
R$ 16.000,00
R$ 4.000,00
R$ 20.000,00

Queridos gestores, os recursos são para realizar a acessibilidade das escolas e aquisição de materiais de alta tecnologia! NÃO SE ESQUEÇAM DESTE GRANDE DETALHE !!!!! Tem que fazer o Plano de Atendimento planejando todas as ações.

OUTROS EXEMPLOS DE MATERIAIS DE ALTA TECNOLOGIA ASSISTIVA PARA AQUISIÇÃO COM ESTES RECURSOS:

     Acionadores especiais, mouses adaptados, teclados especiais, além de hardwares especiais como impressoras Braille, monitores com telas sensíveis ao toque, caneta falante, vocalizadores de todos os tipos, teclado, sofware, vocalizador, barra do banheiro, mesa adaptada; cadeiras: de roda, cadeira de assento, de plano inclinado, programa de boardmaker, etc.

“VOCÊ NÃO SABE O QUANTO EU CAMINHEI
PRA CHEGAR ATÉ AQUI.
PERCORRI MILHÕES DE MILHAS, ANTES DE DORMIR
EU NÃO COCHILEI...
OS MAIS BELOS MONTES ESCALEI
NAS NOITES ESCURAS DE FRIO CHOREI (...)
A VIDA ENSINA E O TEMPO TRAZ O TOM.”
(Cidade NEGRA – A Estrada).
Realmente foram muitas lutas e desafios que as pessoas com deficiências tiveram que enfrentar para conquistar direitos, para superarem preconceitos, exclusões diversas...
Enfim, mas eles não cochilaram, brigaram, denunciaram, foram em frente e....avançaram!
Só o tempo para reconhecer que as lutas não foram em vãs. Apesar de todas as dificuldades, desafios estão conquistando cada vez mais seu espaço na escola, na sociedade e enfim em todos os segmentos!!!!!

Ainda precisamos avançar mais a inclusão desta clientela especial nas escolas públicas, mas de pouco a pouco, vamos caminhando, percorrendo caminhos pedregosos,  estradas tortuosas,  pedras no caminho, mas ultrapassaremos todas.

A vida (Leis, CF...) ensina que todos somos diferentes, mas iguais nos direitos.
Abraços inclusivos!
Diones.


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