PLANEJAMENTO PEDAGÓGICO
A. Dados de Identificação:
· Nome do Aluno: Marlene (nome fictício)
· Série: 6º Ano do Fundamental
· Turma: única
· Turno: Vespertino
· Escola: EEEFM Governador Lindemberg
· Professor do AEE: Diones Barcelos Bragança
· Tipo de Deficiência: DI
1.Site: http:// http://loja.smartkids.com.br/products/monte-o-cenario-prato-colorido
Atividade do site: Monte seu Cenário: prato colorido (verduras, legumes).
Período de desenvolvimento da atividade: 2ª semana de outubro
Atividade do site: Monte seu Cenário: prato colorido (verduras, legumes).
Período de desenvolvimento da atividade: 2ª semana de outubro
2. Características sensórias e cognitivas são exigidas do aluno para a realização da atividade:
· Motricidade fina
· Atenção/concentração
· Curiosidade.
· Percepção gustativa.
3. Habilidade a ser desenvolvida:
· Habilidade de coletar dados sobre os alimentos;
· Habilidade de expressar oralmente com desenvoltura;
· Habilidade de organizar e sequenciar textos;
· Desenvolvimento da atenção e da concentração.
4. Objetivos:
· Reconhecer a importância de uma boa alimentação;
· Identificar e diferenciar frutas, legumes e verduras;
· Investigar o valor nutritivo dos alimentos;
· Utilizar a ferramenta do computador para pesquisar e investigar atividades relacionadas à temática estudada.
· Produzir textos sobre a importância nutritiva dos alimentos para uma boa saúde.
5. Conteúdo: Alimentação saudável (nutrição).
Disciplinas: Matemática, Língua Portuguesa e Arte.
6. Desenvolvimento da atividade:
· Exposição oral sobre a importância de uma boa alimentação;
· Observação de frutas e verduras variadas: cor, forma, sabor e comentários sobre cada sabor;
· Uso do computador para fazer a atividade do site: monte seu cenário, atividade: “Prato nutritivo”;
· Cruzadinhas, caça-palavras;
· Produção de textos sobre a importância das frutas e legumes;
· Confecção de murais e desenhos;
· Jogos, músicas e dramatizações.
· Pintura de uma fruta para montagem de um quebra-cabeça; (Artes)
· Aplicação dos fatos em cálculos mentais e situações-problemas envolvendo a tomada de preços de verduras, frutas no “hortão Francisquense”; (Matemática)
· Listagem com os cuidados que devem ser observados no momento da compra de determinados alimentos.
· Computador, Internet, acesso no site: http:// http://loja.smartkids.com.br/products/monte-o-cenario-prato-colorido;
· Confecção de pranchas temáticas com as figuras de frutas, verduras e legumes.
· Relatórios;
· Exercícios escritos;
· Trabalho em grupo;
· Pesquisa no Hortão Francisquense para tomada de preços
· Impressão da atividade do site e produzir a mesma em um prato de papelão.
· Cartazes com os alimentos saudáveis;
· Confecção, recorte e colagem das famílias silábicas móvel das letras iniciais de algumas frutas e verduras.
10. Adequações de materiais e recursos pedagógicos:
· Confecção de pranchas temáticas com as figuras de frutas, verduras;
· Cds de músicas;
· Tesoura, canetinhas hidrocolor, tenaz, etc.
· Atividades xerocadas;
· Jogos: quebra – cabeça da alimentação;
· Jogo da memória: alimentos;
· Pratos de papelão;
· Verduras, frutas, etc.
O plano deverá ser avaliado durante toda a sua execução de forma contínua.
O crescimento e avanço dos alunos serão acompanhados pela professora através do uso das Fichas Descritivas e portfólios com anotações.
O registro dos avanços será feito visando o seu crescimento em relação ao processo da leitura, da escrita e do conhecimento matemático.
Será realizada diariamente por meio de observação, envolvimento e participação dos alunos nas atividades oferecidas e mudanças de comportamento e atitudes principalmente no que se refere ao seu desempenho escolar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário