COMO TODOS sabemos é preciso colocar o AEE no PPP das escolas, como retrata a Nota TÉCNICA – SEESP/GAB/Nº 11/2010 que orienta às escolas a contemplarem o Atendimento Educacional Especializado nas propostas pedagógicas das escolas. Veja um freve resumo, mas falta detalhar se há alunos que também frequentam as Apaes, os nomes dos profissionais da Rede de Apoio, os professores das salas de recursos, etc.. Podem colocar em anexos (tabelas). Este é apenas um resumo básico.
PROPOSTAS DE ATENDIMENTO DOS ALUNOS
PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL
A Educação Especial é uma
modalidade de ensino da Educação Básica, de caráter transversal perpassando
todos os níveis, etapas e modalidades atendendo adolescentes e adultos com
deficiências, transtornos globais de desenvolvimento e superdotação/altas
habilidades tendo o AEE - Atendimento
Educacional Especializado como parte integrante do processo educacional.
A Educação Especial desenvolvida pela EEEFM (NOME DA ESCOLA)
orienta
sua ação nos fins da Educação Nacional, previstos no Art. 2º e artigo 3º,
Inciso I da Lei Federal – LDB – 9394/96 e no Documento das Diretrizes Básicas
da Educação Especial do Estado do Espírito Santo.
Para atender às especificidades dos alunos públicos
- alvo da educação especial, no processo educacional e, no âmbito de uma
atuação mais ampla, a escola orienta-se sua organização curricular no
desenvolvimento de todos os alunos e no desenvolvimento de práticas
colaborativas na escola regular.
A escola atende ao
Parecer CNE/CEB Nº 17/01, que define
que o projeto pedagógico de uma
escola inclusiva deverá atender ao princípio da flexibilidade para que o acesso
ao currículo seja adequado às condições do aluno, favorecendo seu processo
escolar.
De acordo com a Resolução CEE
Nº 1286, de 29/05/2006, a Educação Especial será oferecida preferencialmente na
Rede Regular de Ensino, em todas as etapas e níveis de ensino, tendo como
objetivos:
I
_Contribuir para o desenvolvimento global das potencialidades dos alunos;
II _
Incentivar a autonomia, cooperação, espírito crítico e criativo da pessoa
portadora de necessidades educativas especiais;
III
- Contribuir para a preparação dos alunos para participarem ativamente no mundo
social, cultural, dos desportos, das artes e do trabalho;
IV -
Proporcionar condições para a freqüência desses educandos á escola em todo o
fluxo de escolarização respeitando os ritmos próprios dos alunos;
V -
Desenvolver programas voltados à preparação para o trabalho;
VI -
Promover o envolvimento familiar e da comunidade no processo de desenvolvimento
global do educando. (p: 20).
Além destes, a escola EEEFM Governador Lindemberg (Colocar o nome da escola a ser
realizada o PPP), possui os objetivos específicos, dentre os quais:
_
Promover um ensino de qualidade através da melhoria dos índices dos resultados
da avaliação dos alunos com deficiências inclusos;
_
Organizar e estruturar a sala de recurso com equipamentos tecnológicos
conectados à rede de internet;
_
Promover reuniões de estudos e conselhos de classe com os professores das salas
de recursos;
_
Sensibilizar toda a escola, desde a equipe administrativa, corpo docente/discente
para aceitação das diferenças e da diversidade;
_
Promover uma maior integração entre professores regulares com alunos inclusos x
professores das salas de recursos fortalecendo o trabalho colaborativo;
_
Promover e divulgar as atividades pedagógicas, eventos culturais e artísticos
feitos pelos alunos e professores da sala de recurso:
_
Acompanhar e assessorar a flexibilização curricular realizada pelos professores
das salas de aula sob orientação do professor especializado;
_
Envolver os alunos com deficiências inclusos nos projetos desenvolvidos pela
escola;
_
Envolver a família no atendimento às necessidades dos alunos e promover orientação
ás mães;
_
Visitar a sala de recurso para acompanhamento e monitoramento.
A Educação Especial na EEEFM Governador Lindemberg como modalidade de
ensino, direciona suas ações para o atendimento educacional especializado, que
é o conjunto de atividades, recursos de acessibilidade e pedagógicos
organizados institucionalmente, prestado de forma complementar ou suplementar à
formação dos alunos no ensino regular.
O
atendimento educacional especializado na escola não é confundido com atividades
de mera repetição de conteúdos programáticos desenvolvidos na sala de aula, mas
constituem um conjunto de procedimentos específicos mediadores do processo de
apropriação e produção de conhecimentos.
A
SRM é um espaço físico onde se realiza o atendimento Educacional Especializado
- AEE. É dotada de mobiliários, materiais didáticos e pedagógicos, recursos de
acessibilidade e equipamentos específicos para o atendimento aos alunos, em
turno contrário ao que freqüentam a escola comum.
Os alunos público-alvo da educação especial
matriculados na escola são atendidos no contraturno na sala de recurso
multifuncional, onde há dois professores especializados, sendo um professor
para atendimento dos alunos com deficiência intelectual, múltipla e com
transtornos globais do desenvolvimento e outro professor exclusivamente para
atendimento das necessidades dos alunos com deficiência auditiva.
Neste ano há aproximadamente
14(quatorze) matrículas de alunos público-alvo da Educação Especial nas salas
regulares de ensino. Destes, são 01 (um) aluno com deficiência visual: baixa
visão; 01 (um) aluno com surdez; 12 (doze) com deficiência intelectual e
múltipla. (ESPECIFICAR os alunos matriculados da sua
escola)
Os alunos matriculados na
sala de recursos são avaliados de acordo com os avanços
e crescimento dos alunos registrados por meio do instrumento de fichas
descritivas. Quanto à avaliação dos alunos na sala de aula regular, estes são
avaliados de acordo com a flexibilização curricular elaborada individualmente
para cada aluno, respeitando o tempo e o ritmo de aprendizagem. Além dos
instrumentos de provas, avaliações orais os professores também registram os
avanços dos alunos nas fichas descritivas.
Quanto
à rede de apoio a escola não possui intérpretes e instrutor de LIBRAS,
cuidadores deixando a desejar o atendimento do aluno com surdez. Este aluno
apenas recebe atendimento em sala de recurso com a professora especializada que
ministra o AEE em e de LIBRAS, dando ênfase à aprendizagem desta língua. (fazer um relato, uma explicitação
da sua escola)
A escola reforçou
ânimos para lutar (metas) por uma política pública para a educação especial que
contemple: a) Formação continuada para os professores da sala de aula
regular; b) Promoção de cursos
específica na área da Deficiência Auditiva; c)Articulação
intersetorial entre a escola/SEMEC/SEDU e as secretarias de saúde ,
transporte, Ação Social visando agilizar
laudos médicos e transportes para os alunos; d) Mudanças na
proposta curricular da educação básica a partir do princípio da inclusão; e)
Contratação de intérpretes de LIBRAS para a escola a partir da demanda apresentada.
Enfim, é
preciso que a escola ao trabalhar com o aluno público - alvo da educação
especial planeje alternativa e intervenções; diversificando as situações de
aprendizagem para adaptar às especificidades dos alunos: desafiando e motivando
constantemente a capacidade dos alunos; propondo situações desafiadoras e
motivadoras para estimular o pensamento e a capacidade cognitiva da criança. É
preciso que a escola desenvolva uma Proposta Pedagógica inclusiva, que atenda
à toda diversidade.
REFERÊNCIAS
BRASIL.
Congresso Nacional. Lei de Diretrizes e
Bases da Educação Nacional – Lei n. º 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
Diário Oficial da União, 23 de dezembro de 1996.
BRASIL.
Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Sala de Recursos Multifuncionais: espaços para o Atendimento
Educacional Especializado. Brasília: MEC/SEESP, 2006.
ESPÍRITO SANTO. SEDU
Secretaria Estadual de Educação do Estado.
Diretrizes da Educação Especial na Educação Básica e Profissional na Rede
Estadual de Ensino. 2ª edição.
Vitória: 2011.
ESPÍRITO SANTO. SEDU
Secretaria Estadual de Educação do Estado.
Resolução CEE Nº 1286, de 29/05/2006. Define normas, princípios para a
educação no Estado do Espírito Santo. Vitória: 2006.
Muito bom! Parabéns!
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