quarta-feira, 13 de março de 2013

SECADI: perda insubstituível

Parceiros, Coordenadores da Educação Especial, professores especializados, colaboradores a defensora incansável dos direitos humanos; a ativista na luta pela construção de um Sistema Educacional Inclusivo deixou a gerência da SECADI (Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão).
Abaixo, a carta de despedida enviada por Cláudia a todos que, com ela, enfrentaram essa jornada: 
Colegas e amigos,
O compromisso assumido e protagonizado pela SEESP/2003, SECAD/2004 e SECADI/2011, marca a história da educação brasileira ao questionar as formas excludentes de conceber a ação educativa, realizando o debate contemporâneo acerca das diferenças, sem esbarrar no discurso da tolerância, desconstruindo a ideia de igualdade que tem como pressuposto a homogeneidade.
A educação inclusiva se refere à educação de todos, ao deslocamento do olhar para os grupos em situação de vulnerabilidade social, à luta contra a discriminação, a segregação e todas as formas de exclusão, efetivando-se a cada dia com a conquista de espaços democráticos e a afirmação das diferenças, enfrentando a discussão sobre o racismo, a homofobia, a sustentabilidade socioambiental, a acessibilidade, as questões da juventude, dos direitos humanos, de gênero e da diversidade sexual. Nesse campo, situam-se as lutas de diferentes grupos sociais, pela educação intercultural indígena, a educação quilombola, a educação do campo, a educação de jovens e adultos e a educação no sistema prisional.
Como um movimento de transformação das práticas pedagógicas e de gestão, a inclusão aborda a questão da qualidade da educação a partir de referenciais que propõem novas maneiras de pensar o conhecimento, o ensino, a aprendizagem, a avaliação, a formação, os materiais pedagógicos, os ambientes educacionais. A busca da garantia do direito, como ponto de partida de um conjunto de transformações, na perspectiva de um novo paradigma educacional, contrapõe as reformas seletivas do modelo neoliberal que dissocia acesso e qualidade da educação, desconsiderando as especificidades étnico-raciais, de localização, de gênero, de condição de deficiência e outras, decisivas à escolarização.
Ao deixar o cargo Secretária da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão, manifesto minha alegria de ter participado da gestão MEC (2003-2013), quando foram instituídas políticas públicas voltadas à efetivação do direito de todos à educação, concebidas numa cultura democrática, orientadas para a valorização das experiências dos sujeitos sociais, a constituição de estratégias pedagógicas não excludentes, o combate à pobreza e a construção de um sistema educacional inclusivo.
Esse é um processo contínuo e cabe a cada um de nós, nos seus diferentes espaços de atuação, o permanente compromisso com as políticas que transformam a educação brasileira.
Um grande abraço à equipe e aos nossos colaboradores,
Claudia Pereira Dutra

MEUS AGRADECIMENTOS, COMENTÁRIOS E HOMENAGEM:

Sem dúvida, Cláudia Pereira Dutra foi uma incansável defensora, guerreira, ativista dos direitos humanos, principalmente dos direitos das pessoas com deficiências. Ela ousou, lutou com coragem, “audácia”, determinação e firmeza para consolidar uma verdadeira política para a modalidade da Educação Especial.
Nestes dez anos a frente da SEESP e SECADI, houve muitos e consideráveis avanços e conquistas para as pessoas com deficiências. Nunca houve uma  gestão em épocas anteriores que lutasse tanto pelo direitos humanos! (as gerências anteriores camuflavam as políticas públicas e faziam o “jogo” de interesse daqueles que não queriam a “inclusão” de fato).
É uma perda enorme para a educação brasileira! Mas, a gratidão, o respeito e consideração das pessoas que realmente lutam pela verdadeira inclusão das pessoas com deficiências em todos os segmentos sociais, agradecem de coração pela sua luta, garra e determinação.
Cláudia! Você fez muito! Cumpriu com sua missão! Parabéns por todas as políticas públicas que garantiram os direitos das pessoas com deficiências. Parabéns pela nova política da Educação Especial, que organizou de fato uma política numa perspectiva inclusiva.
Sucesso na sua nova jornada! Mas, é claro que para uma pessoa que tem garra, coragem, ousadia, competência, conhecimento, empreendedorismo, que sabe administrar e gerir num princípio democrático, transparente, ético e justo só vai ter SUCESSO (e reconhecimento)!
Parabéns! Obrigada por todos os avanços.
DIONES - SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BARRA DE SÃO FRANCISCO –ES – SETOR DA EDUCAÇÃO ESPECIAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário