domingo, 24 de março de 2013

PROGRAMA ESCOLA ACESSÍVEL: NOVAS SUGESTÕES DE AQUISIÇÃO DE MATERIAIS DE ACESSIBILIDADE

SEMEC – SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
PROGRAMA ESCOLA ACESSÍVEL
MATERIAIS DE RECURSOS DE TECNOLOGIA ASSISTIVA
LOJAS PARA COMPRAR EQUIPAMENTOS E BRINQUEDOS PEDAGÓGICOS NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO:
-EDUCAR
 (27) - 9954 – 2642
30715504 – Márcio
ÉTICA: tel: 3328 – 7798
SOLUÇÕES PEDAGÓGICAS: TEL: 8874-4924 – MAURÍCIO

1.                  DEFICIÊNCIA FÍSICA:
-O uso de recursos de comunicação alternativa: vocalizador, caneta falante (prancha temática), leitor de prancha temática, Cd Boardmaker, softwares de comunicação alternativa com símbolos gráficos; etc.

-O uso dos recursos de acesso ao computador: ponteira de cabeça, acionadores, entre outros;

- O uso de recursos de acessibilidade E/OU adequações e confecção de material pedagógico: engrossadores de lápis, plano inclinado, tesouras adaptadas, entre outros.
- Mobiliário adequado: mesas, cadeiras, quadro, entre outros;
_ Aquisição de materiais: quadro magnético com letras imantadas entre outros;
- Recursos de auxílios da vida autônoma: tesoura – mola (arranha – mola); adaptadores para talheres;
- Recursos de auxílios de mobilidade: cadeira de rodas, andadores (Bom para os CMEIS), entre outros.
- Acessibilidade arquitetônica; corrimãos; rampa, etc.

2. DEFICIÊNCIA VISUAL:
2.1. CEGOS: Aos alunos cegos o ensino do Sistema Braille; as noções sobre orientação e mobilidade; as orientações sobre atividades da vida autônoma; o uso de ferramentas de comunicação: sintetizadores de voz para ler e escrever via computador; as adaptações em alto relevo; o ensino da técnica de Sorobã; a transcrição e adaptação de material em tinta para o Braille; a produção de áudio-livro; a produção de textos escritos em formato digital.

2.2. BAIXA VISÃO: o ensino do uso de recursos ópticos e não ópticos; as adaptações em tinta o encaminhamento para avaliação funcional; a estimulação visual; a ampliação de fontes, entre outros; a produção de materiais com contraste visual; a produção de materiais didáticos e pedagógicos adequados ao tipo de visão.

3. DEFICIÊNCIA MENTAL: o desenvolvimento de processos mentais/exercício da atividade cognitiva; materiais como: jogos pedagógicos para trabalhar a memorização (auditiva, sonora e a visual), a concentração, o pensamento: situações - problemas, a atenção; a imaginação, a percepção, etc.

4. DEFICIÊNCIA AUDITIVA: No caso de alunos com surdez, o AEE deverá providenciar o ensino da Língua Brasileira de Sinais - LIBRAS; o ensino da Língua Portuguesa na modalidade escrita, o ensino em LIBRAS, a produção e adequação de materiais didáticos e pedagógicos com base em imagens,entre outros. Deve ser considerado e encaminhado para os profissionais responsáveis os alunos que optam pela oralização como forma de comunicação. Exemplos de materiais: - caneta auditiva; dicionário trilíngue, pranchas temáticas, jogos em libras, CDs de comunicação alternativa, etc.

5. ALUNOS COM TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO: sempre que o transtorno ocasionar uma deficiência, o aluno é atendido na sua necessidade de serviço e recursos de acessibilidade.

Os serviços e recursos mencionados para atender os alunos não esgotam todas as possibilidades de criação.


ASSINATURAS DA REVISTA CIRANDA DA INCLUSÃO ( EU NÃO SEI SE PODE) PARA SUGESTÕES DE ATIVIDADES METODOLÓGICAS PARA OS PROFESSORES DAS SALAS DE AULAS REGULARES E SALAS DE AEE  QUE FAZ ATENDIMENTO DOS ALUNOS COM DEFICIÊNCIAS;
- TESOURA MOLA.
EIS APENAS ALGUMAS SUGESTÕES, PODE PESQUISAR NA INTERNET OUTROS RECURSOS DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E/OU AJUDAS TÉCNICAS.

Apostila/Resumo: Diones Barcelos


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