Eis uma apostila sobre o Atendimento Educacional Especializado para as pessoas com surdez. Esse atendimento é um dos maiores desafios para a nossa Rede Municipal de Ensino. Não temos intérpretes, a SRM para essa clientela precisa ser ativada. E vamos avnçar neste atendimento.
Pessoas com Surdez
Diones Barcelos Bragança
A educação de pessoas com surdez sempre foi fruto de reflexões e de muitos embates políticos e epistemológicos entre gestualistas e oralista, que ora responsabiliza o sucesso e/ou fracasso escolar embasados nestas correntes e posturas adotadas.
A nova Política Nacional Numa Perspectiva Inclusiva trouxe novas concepções para as pessoas com deficiências, mas ainda permanecem muitas questões e desafios que precisam ser definidos.
O problema da educação das pessoas com surdez não pode continuar centrado nas duas correntes supracitadas, pois o sucesso escolar ou fracasso está enraizada nas práticas pedagógicas.
Segundo os autores Mirlene Damázio e Josimário Ferreira (2009) a pessoa com surdez tem potencialidades como o desenvolvimento dos processos neurossensorial perceptivo: processos perceptivos, lingüísticos e cognitivos que podem ser estimulados e desenvolvidos.
Para este desenvolvimento é necessário conceber a pessoa com surdez como um ser biopsicossocial, cognitivo, cultural como pessoa capaz de aquisição e produção de conhecimento e não como dicotomizações entre gestualistas e oralistas, nascendo assim uma nova tendência: o bilingüismo.
O bilingüismo foi legitimado pelo Decreto 5.626/2005 que garante as pessoas com surdez uma educação em duas modalidades: em LIBRAS, como primeira língua e em Língua Portuguesa na modalidade escrita, como segunda língua.
O atendimento Educacional Especializado para estas pessoas tem como desenvolvimento a língua e a linguagem, o pensamento, as aptidões, os interesses, as habilidades e os talentos. Para concretizar na prática o AEE PS é aplicado uma metodologia vivencial: aprender a aprender.
Nesta metodologia, segundo os autores Damázio e Ferreira (2009), o aluno:
[...] o aluno com surdez pensa, questiona e levanta idéias sobre todas as coisas; ao levantar idéias, entra em conflito com os esquemas anteriores: ao entrar em conflito, busca respostas aos seus questionamentos, visando refutar ou confirmar o que está sendo investigado, estudado: [...] a pessoa com surdez realizará sua aplicabilidade no seu cotidiano de vida. (p.8-9).
O AEE, segundo os autores (2005: 69123) é realizado em três momentos didáticos – pedagógicos: AEE em LIBRAS, AEE de LIBRAS e AEE para o ensino da Língua Portuguesa.
O AEE em LIBRAS deve ser realizado com imagens visuais, deve ser ministrado antecipadamente ao trabalho da sala de aula comum. O AEE para o ensino da Língua Portuguesa – escrita é focado na aquisição da língua portuguesa em sua modalidade oral e/ou escrita com ênfase na leitura e produção de texto. Esta proposta poderá ser consolidada de três formas: 1º nível, voltado para os processos de alfabetização e leitura; 2º nível, processo intermediário de maior complexidade e 3º nível, apropriação da língua escrita, com produção de gêneros textuais e discursivos. O AEE para o ensino de LIBRAS, baseados nos paradigmas inclusivos que a pessoa com surdez deve-se apropriar da língua de sinais, que se resume na articulação das mãos, das expressões e do corpo para estabelecer sua estrutura, nas dimensões fonológicas, morfológicas, sintáticas e semânticas.
Enfim, as pessoas com surdez devem estudar numa escola comum com direito do pleno desenvolvimento e aprendizagem por meio de Libras e da Língua Portuguesa e deve haver melhoria nas práticas pedagógicas para o acolhimento desta clientela.
REFERÊNCIA
DAMÁZIO, M. F. Macedo. FERREIRA, Josimário de Paulo. Educação Escolar de Pessoas com Surdez. Atendimento Educacional Especializado em Construção. Brasília: MEC, SEESP, 2009.
Tengo 15 años. Nací con el VIH, mi madre falleció debido a la infección del VIH. Y lamento que nunca haya conocido al Dr. Itua. Él pudo haber curado a mi madre porque yo, como madre soltera, fue muy difícil para mi madre. Me encontré con el Dr. Itua. en línea acerca de cómo curar diferentes enfermedades en diferentes razas, como VIH / SIDA Herpes, Parkison, Asma, Copd, Epilepsia, Herpes, Herpes, Infertilidad, Síndrome de Fatiga Crónica, Fibromialgia, Diabetes Hepatitis incluso Cáncer Estaba tan emocionado pero asustado al mismo tiempo tiempo porque no he encontrado tal artículo en línea, luego me puse en contacto con el Dr. Itua en el Correo drituaherbalcenter@gmail.com También converso con él sobre qué aplicación +2348149277967 me dice cómo funciona y luego le digo que quiero proceder. él, tan rápidamente en la oficina de correos de Colorado, recibí mi medicina herbal en 4 de 5 días hábiles, me dio las líneas del gremio para seguir y aquí estoy viviendo de manera saludable otra vez, puedo imaginar cómo Dios usa a los hombres para manifestar sus obras. Estoy escribiendo en todos los artículos en línea para difundir. el dios w orca del Dr. Itua Herbal Medicine, Él es un gran hombre.
ResponderExcluir