sexta-feira, 26 de julho de 2013

Complementando a apostila anterior, visando ajudar o professor a melhorar o seu trabalho na sala de aula. Todos os ALUNOS SÃO ESPECIAIS e requer um tratamento diferenciado.

DICAS PARA MELHORAR OTRABALHO EM SALA DE AULA

Com o objetivo de prevenir problemas na sala de aula, o professor deve procurar criar ambiente favorável. Algumas sugestões:
·         Criar um ambiente “seguro”, reduzindo o medo e o stress;
·         Estabelecer uma rotina previsível;
·         As regras, limites e procedimentos a serem seguidos devem ser claramente definidos, ensinados e praticados;
·         O ensino voltado para o sucesso de todos;
·         Estruturar as lições de modo a permitir participação ativa e resposta interessada;
·         Proporcionar mais escolhas e opção a fim de provocar interesse e motivação;
·         Aumentar as oportunidades de movimentação física;
·         Ensinar estratégias de autocontrole (relaxamento, visualização, respiração profunda, resolução de problemas)
·         Utilizar as estratégias de “cantinho para pensar”, tempo para se acalmar”, “pausa para descanso”, como medida preventiva;
·         Usar voz calma, bem como uma tranqüila linguagem corporal;

TALVEZ NÓS PRECISAMOS MODIFICAR

  • Materiais;
  • Métodos;
  • Ritmo;
  • Ambiente;
  • Tarefas;
  • Testes/ Avaliação;
  • Reforço;
  • Grau de participação;
  • Tempo distribuído;

SETE ELEMENTOS CHAVE PARA O SUCESSO

  1.  Conseguindo e mantendo atenção:
    • Uso de novidades e objetos;
    • Técnicas eficazes de questionamento;
    • Sinais auditivos e visuais;
    • Respostas escritas associadas com atividades auditivas;
  2. Administração na sala de aula:
·         Clareza na comunicação e expectativas;
·         Regras discutidas e expostas;
·         Sinais, elogios e reforço para períodos de transição;
·         Revisão de regras;
·          
3.   Aprendizado participativo e oportunidades de respostas:
  • Aprendizado cooperativo:
- uso de parceiros;
- membros do grupo devem ter papéis determinados;
- responsabilidade e auto monitoria;
  • Resposta em grupo:

4.   Organização e habilidades de estudo:
  • Uso de programas e expectativas da escola;
  • Uso de cadernos e calendários de tarefa;
  • Tarefas esclarecidas e expostas;
  • Sistema de estudos entre parceiros;

5.   Instrução multisensorial e acomodação para estilos de aprendizado:
  • Uso de melodia e ritmo;
  • Apresente instrução visualmente / auditivamente;
  • Ambiente físico adequado ao trabalho dos alunos;
  • Ofereça escolhas de onde trabalhar;
  • Intervalo para alongamento e exercícios;

6. Modificação na produção escrita:
  • Testes orais e transcrição escrita;
  • Valorização da expressão e do pensamento;

7.  Práticas de colaboração:
  • Equipes de estudo;
  • Ênfase em parceiras com os pais;
  • Ensinar em equipe para facilitar a instrução e a disciplina;
  • Necessidade de tempo para planejamento;

O QUE MANTER EM MENTE COM OS ALUNOS QUE SÃO UM DESAFIO
  • Planeje uma resposta e evite “reagir’;
  • Elogie, encoraje, gratifique o desenvolvimento da melhora;
  • Mude o que você pode controlar... Você mesmo (atitude, linguagem do corpo, voz, estratégias, técnicas, expectativas, foco);
  • Seja firme, justo e estável;
  • Permaneça calmo;
  • Evite bater de frente (medir forças);

ESTRATÉGIAS PARA ATRAIR A ATENÇÃO E PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS
*      Faça uma pergunta interessante e especulativa, mostre uma figura, conte uma estória ou leia um poema relacionado, para gerar discussão e interesse para a próxima aula;
*      Tente um pouco de brincadeira ou tolice, drama (use objetos e estórias) para conseguir a atenção e estimular interesse;
*      Mistério. Traga um objeto relevante a lição em uma caixa, sacola ou fronha. Isto é uma maneira excelente de gerar especulação e pode levar a criança a ótimas discussões e atividades escritas;
*      Mostre animação e entusiasmo sobre a próxima lição;
*      Diminua o tempo que o professor fala. Faça o máximo de esforço para aumentar mais as respostas do aluno;
*      O uso de parceiros (duplas) é talvez o método mais eficaz de maximizar o envolvimento do aluno. O formato, de parceiros assegura que todos estejam envolvidos ativamente não apenas alguns. “Vire-se para o seu vizinho e...” Os formatos de parceiros são ideais, para previsão, compartilhar idéias, esclarecer instrução, resumir informações, treinar, praticar (vocabulários, ortografia, operações matemáticas), compartilhar atividades escritas;
*      Formule as lições usando um ritmo animado e uma variedade de técnicas de questionamento, que envolvam a classe toda, parceiros e respostas individuais;
*      Antes de pedir uma resposta oral, faça uma pergunta e peça que os alunos anotem primeiro o que eles acharem que seja correto. Depois peça que voluntários respondem oralmente;
*      Permita que os alunos usem o quadro de giz durante determinada lição. Se usado corretamente, é também eficaz para checar a compreensão dos alunos e determinar quem precisa de reforço;
*      Varie a maneira que você chama o aluno. Por exemplo: “Todos que estão usando brinco, levante-se esta pergunta é para vocês”. (Alunos deste grupo podem responder ou ter a opção de passar);
*      Faça uso freqüente de respostas em grupo ou ao mesmo tempo quando há uma única resposta curta. Quando estiver explicando, pare com freqüência e peça aos alunos para voltar atrás e repetir uma ou duas palavras;
*      Use folhas de resumo que são resumos parciais, enquanto você explica a lição ou faz revisão. Os alunos preenchem as palavras que estão faltando baseado em o que está dizendo ou escrevendo no quadro;
*      Use a estrutura apropriada de grande cooperação em grupos de aprendizagem(ex.: designação de papéis, tempo limitado, responsabilidade). O trabalho em grupo, não funciona bem sem as estruturas e expectativas claramente definidas;
*      Use sinais visuais: pisque as luzes, levante as mãos indicando que os alunos levantem as mãos e fechem a boca até todos estiverem quietos e atentos;
*      Contato com os olhos. Os alunos devem estar virados para você quando você está falando, especialmente quando instruções estão sendo dadas.
*      Chame o aluno para perto de você para explicação direta;
*      Ilustre sempre. Não importa se você não desenha bem. Dê a você mesmo e aos alunos permissão e encorajamento para desenhar.
*      Ande pela sala mantendo sua visibilidade;
*      Use técnicas de nível mais elevado para perguntas. Faça perguntas abertas, que requerem raciocínio e estimulem pensamentos abertoS;

ESTRATÉGIAS E SUPORTES PARA LIDAR COM PROBLEMAS SOCIAIS E EMOCIONAIS

  • Tente variar a organização de assentos para proporcionar uma situação em que o aluno sinta-se confortável;
  • Dê ao aluno responsabilidade na sala de aula / escola;
  • Reduza o número de tarefa ou modifique para possibilitar um maior índice de sucesso nos alunos.Tente identificar o que está causando estresse e frustração ao aluno;
  • Reduza tarefas com papel / lápis e permita outros meios de produção;
  • Amplie um pouco o tempo para completar a tarefa;
  • Use instruções curtas acompanhadas por demonstração ou exemplo visual;
  • Forneça atividades que o aluno possa ter sucesso ( academicamente e socialmente);
  • Envolva os alunos em atividades de monitoria com crianças menores;
  • Descubra o interesse dos alunos e proporcione atividades que correspondam a esses interesses;
  • Tendem  envolver os alunos em atividades extracurriculares;
  • Chame atenção para as potencialidades dos alunos e demonstre os talentos dele / dela, suas ilhas de competência;
  • Dê responsabilidades ao aluno de ser um assistente do professor, monitor, líder do grupo, etc....;
  • Aumente a comunicação com os pais;
  • Aumente as oportunidades de encontrar com o aluno individualmente e estabelecer um relacionamento de apoio;
  • Ensine habilidades sociais apropriadas, estratégias de lidar com situações e resolver problemas;
  • Aumente significativamente as interações positivas, freqüência de elogios e feedback:



ENCORAJAMENTO E APRECIAÇÃO

v  Eu aprecio o esforço que você usou nesta tarefa.
v  Continue pensando nessas boas idéias;
v  Esse B+ reflete seu esforço. Você deve estar orgulhoso de si mesmo.
v  Marcos, percebi que você está bem preparado para a aula hoje. Realmente ajudou você ter arrumado sua carteira e em ordem o seu caderno.
v  Eu gosto da maneira que você lidou com aquele problema.
v  Você deve sentir-se bem em ver o progresso que você está fazendo. Seu esforço está sendo compensado.
v  É isso mesmo.... continue praticando e logo você saberá tudo.
v  Aposto que você se dedicou muita nesta questão.
v  Eu percebi que os alunos da mesa 2 realmente se ajudaram e trabalharam em equipe. Meus parabéns.
v  Leane, você seguiu as instruções rapidamente. Eu aprecio sua cooperação.
v  Eu percebi que você realmente se dedicou a melhorar sua caligrafia. Posso ver uma melhoria na sua letra.
v  Eu agradeço a maneira que você ajudou a Mariana com o que ela perdeu por ter faltado a aula.  Você realmente é um companheiro responsável.
v  Olha que melhora! Realmente mostra que você se dedicou som tempo e esforço.
v  Eu estou confiante que você fará uma boa escolha.
v  Você consegue fazer isto!
v  Você está ficando melhor em....
v  Essa é difícil. Mas em tenho certeza que você pode entender.
v  João, você está mostrando um grande auto-controle esta manhã. Você se lembrou de levantar a mão quando quer falar e está respeitando o espaço dos outros alunos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário