Complementando a apostila anterior, visando ajudar o professor a melhorar o seu trabalho na sala de aula. Todos os ALUNOS SÃO ESPECIAIS e requer um tratamento diferenciado.
DICAS PARA MELHORAR OTRABALHO EM SALA DE AULA
Com o objetivo de prevenir
problemas na sala de aula, o professor deve procurar criar ambiente favorável.
Algumas sugestões:
·
Criar um ambiente “seguro”, reduzindo o medo e o
stress;
·
Estabelecer uma rotina previsível;
·
As regras, limites e procedimentos a serem
seguidos devem ser claramente definidos, ensinados e praticados;
·
O ensino voltado para o sucesso de todos;
·
Estruturar as lições de modo a permitir
participação ativa e resposta interessada;
·
Proporcionar mais escolhas e opção a fim de
provocar interesse e motivação;
·
Aumentar as oportunidades de movimentação
física;
·
Ensinar estratégias de autocontrole
(relaxamento, visualização, respiração profunda, resolução de problemas)
·
Utilizar as estratégias de “cantinho para
pensar”, tempo para se acalmar”, “pausa para descanso”, como medida preventiva;
·
Usar voz calma, bem como uma tranqüila linguagem
corporal;
TALVEZ NÓS PRECISAMOS MODIFICAR
- Materiais;
- Métodos;
- Ritmo;
- Ambiente;
- Tarefas;
- Testes/ Avaliação;
- Reforço;
- Grau de participação;
- Tempo distribuído;
SETE ELEMENTOS CHAVE PARA O SUCESSO
- Conseguindo e mantendo atenção:
- Uso de novidades e objetos;
- Técnicas eficazes de questionamento;
- Sinais auditivos e visuais;
- Respostas escritas associadas com atividades auditivas;
- Administração na sala de aula:
·
Clareza na comunicação e expectativas;
·
Regras discutidas e expostas;
·
Sinais, elogios e reforço para períodos de
transição;
·
Revisão de regras;
·
3. Aprendizado participativo e oportunidades de
respostas:
- Aprendizado cooperativo:
- uso de
parceiros;
- membros do
grupo devem ter papéis determinados;
-
responsabilidade e auto monitoria;
- Resposta em grupo:
4. Organização e habilidades de estudo:
- Uso de programas e expectativas da escola;
- Uso de cadernos e calendários de tarefa;
- Tarefas esclarecidas e expostas;
- Sistema de estudos entre parceiros;
5. Instrução multisensorial e acomodação para
estilos de aprendizado:
- Uso de melodia e ritmo;
- Apresente instrução visualmente / auditivamente;
- Ambiente físico adequado ao trabalho dos alunos;
- Ofereça escolhas de onde trabalhar;
- Intervalo para alongamento e exercícios;
6. Modificação na produção
escrita:
- Testes orais e transcrição escrita;
- Valorização da expressão e do pensamento;
7. Práticas de colaboração:
- Equipes de estudo;
- Ênfase em parceiras com os pais;
- Ensinar em equipe para facilitar a instrução e a disciplina;
- Necessidade de tempo para planejamento;
O QUE MANTER EM MENTE COM OS ALUNOS QUE SÃO UM DESAFIO
- Planeje uma resposta e evite “reagir’;
- Elogie, encoraje, gratifique o desenvolvimento da melhora;
- Mude o que você pode controlar... Você mesmo (atitude, linguagem do corpo, voz, estratégias, técnicas, expectativas, foco);
- Seja firme, justo e estável;
- Permaneça calmo;
- Evite bater de frente (medir forças);
ESTRATÉGIAS PARA ATRAIR A ATENÇÃO E PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS
Faça uma pergunta interessante e especulativa,
mostre uma figura, conte uma estória ou leia um poema relacionado, para gerar
discussão e interesse para a próxima aula;
Tente um pouco de brincadeira ou tolice, drama (use
objetos e estórias) para conseguir a atenção e estimular interesse;
Mistério. Traga um objeto relevante a lição em
uma caixa, sacola ou fronha. Isto é uma maneira excelente de gerar especulação
e pode levar a criança a ótimas discussões e atividades escritas;
Mostre animação e entusiasmo sobre a próxima
lição;
Diminua o tempo que o professor fala. Faça o
máximo de esforço para aumentar mais as respostas do aluno;
O uso de parceiros (duplas) é talvez o método
mais eficaz de maximizar o envolvimento do aluno. O formato, de parceiros
assegura que todos estejam envolvidos ativamente não apenas alguns. “Vire-se
para o seu vizinho e...” Os formatos de parceiros são ideais, para previsão,
compartilhar idéias, esclarecer instrução, resumir informações, treinar,
praticar (vocabulários, ortografia, operações matemáticas), compartilhar
atividades escritas;
Formule as lições usando um ritmo animado e uma
variedade de técnicas de questionamento, que envolvam a classe toda, parceiros
e respostas individuais;
Antes de pedir uma resposta oral, faça uma
pergunta e peça que os alunos anotem primeiro o que eles acharem que seja
correto. Depois peça que voluntários respondem oralmente;
Permita que os alunos usem o quadro de giz
durante determinada lição. Se usado corretamente, é também eficaz para checar a
compreensão dos alunos e determinar quem precisa de reforço;
Varie a maneira que você chama o aluno. Por
exemplo: “Todos que estão usando brinco, levante-se esta pergunta é para
vocês”. (Alunos deste grupo podem responder ou ter a opção de passar);
Faça uso freqüente de respostas em grupo ou ao
mesmo tempo quando há uma única resposta curta. Quando estiver explicando, pare
com freqüência e peça aos alunos para voltar atrás e repetir uma ou duas
palavras;
Use folhas de resumo que são resumos parciais,
enquanto você explica a lição ou faz revisão. Os alunos preenchem as palavras
que estão faltando baseado em o que está dizendo ou escrevendo no quadro;
Use a estrutura apropriada de grande cooperação
em grupos de aprendizagem(ex.: designação de papéis, tempo limitado,
responsabilidade). O trabalho em grupo, não funciona bem sem as estruturas e
expectativas claramente definidas;
Use sinais visuais: pisque as luzes, levante as
mãos indicando que os alunos levantem as mãos e fechem a boca até todos
estiverem quietos e atentos;
Contato com os olhos. Os alunos devem estar
virados para você quando você está falando, especialmente quando instruções
estão sendo dadas.
Chame o aluno para perto de você para explicação
direta;
Ilustre sempre. Não importa se você não desenha
bem. Dê a você mesmo e aos alunos permissão e encorajamento para desenhar.
Ande pela sala mantendo sua visibilidade;
Use técnicas de nível mais elevado para
perguntas. Faça perguntas abertas, que requerem raciocínio e estimulem
pensamentos abertoS;
ESTRATÉGIAS E SUPORTES PARA LIDAR COM PROBLEMAS SOCIAIS E EMOCIONAIS
- Tente variar a organização de assentos para proporcionar uma situação em que o aluno sinta-se confortável;
- Dê ao aluno responsabilidade na sala de aula / escola;
- Reduza o número de tarefa ou modifique para possibilitar um maior índice de sucesso nos alunos.Tente identificar o que está causando estresse e frustração ao aluno;
- Reduza tarefas com papel / lápis e permita outros meios de produção;
- Amplie um pouco o tempo para completar a tarefa;
- Use instruções curtas acompanhadas por demonstração ou exemplo visual;
- Forneça atividades que o aluno possa ter sucesso ( academicamente e socialmente);
- Envolva os alunos em atividades de monitoria com crianças menores;
- Descubra o interesse dos alunos e proporcione atividades que correspondam a esses interesses;
- Tendem envolver os alunos em atividades extracurriculares;
- Chame atenção para as potencialidades dos alunos e demonstre os talentos dele / dela, suas ilhas de competência;
- Dê responsabilidades ao aluno de ser um assistente do professor, monitor, líder do grupo, etc....;
- Aumente a comunicação com os pais;
- Aumente as oportunidades de encontrar com o aluno individualmente e estabelecer um relacionamento de apoio;
- Ensine habilidades sociais apropriadas, estratégias de lidar com situações e resolver problemas;
- Aumente significativamente as interações positivas, freqüência de elogios e feedback:
ENCORAJAMENTO E APRECIAÇÃO
v
Eu aprecio o esforço que você usou nesta tarefa.
v
Continue pensando nessas boas idéias;
v
Esse B+ reflete seu esforço. Você deve estar
orgulhoso de si mesmo.
v
Marcos, percebi que você está bem preparado para
a aula hoje. Realmente ajudou você ter arrumado sua carteira e em ordem o seu
caderno.
v
Eu gosto da maneira que você lidou com aquele
problema.
v
Você deve sentir-se bem em ver o progresso que
você está fazendo. Seu esforço está sendo compensado.
v
É isso mesmo.... continue praticando e logo você
saberá tudo.
v
Aposto que você se dedicou muita nesta questão.
v
Eu percebi que os alunos da mesa 2 realmente se
ajudaram e trabalharam em equipe. Meus parabéns.
v
Leane, você seguiu as instruções rapidamente. Eu
aprecio sua cooperação.
v
Eu percebi que você realmente se dedicou a
melhorar sua caligrafia. Posso ver uma melhoria na sua letra.
v
Eu agradeço a maneira que você ajudou a Mariana
com o que ela perdeu por ter faltado a aula.
Você realmente é um companheiro responsável.
v
Olha que melhora! Realmente mostra que você se
dedicou som tempo e esforço.
v
Eu estou confiante que você fará uma boa
escolha.
v
Você consegue fazer isto!
v
Você está ficando melhor em....
v
Essa é difícil. Mas em tenho certeza que você
pode entender.
v
João, você está mostrando um grande
auto-controle esta manhã. Você se lembrou de levantar a mão quando quer falar e
está respeitando o espaço dos outros alunos.
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