domingo, 18 de novembro de 2012

novas mensagem para reunião de estudo/dinâmica

INTEGRADOS E EXCLUÍDOS


Estamos vivendo um momento histórico muito importante.
Vários segmentos sociais lutam pelos seus direitos de inclusão na sociedade. É o que acontece com as mulheres, negros, sem-terra e tantos outros excluídos.

Embora não tenham conseguido plenamente sua inclusão na sociedade, muito já avançaram.
Como esses, há um outro grupo de excluídos – as pessoas com deficiência, que não têm acesso aos direitos que devem pertencer a todos: educação, saúde, trabalho, locomoção, transporte, esporte, cultura e lazer.

Leis têm sido criadas para a garantia desses direitos, o que já é um grande passo. Mas, apesar delas, percebemos que nós excluímos as pessoas que consideramos diferentes.
Precisamos, então, conhecer e reconhecer essas pessoas que vivem a nossa volta, excluídas por nossa própria ação. Se desejamos realmente uma sociedade democrática, devemos criar uma nova ordem social, pela qual todos sejam incluídos no universo dos direitos e deveres.

Para isso, é preciso saber como vivem as pessoas com deficiência, conhecer suas expectativas, necessidades e alternativas.

Como isso que acontece comigo se passa com o outro que é diferente de mim? Como é ser pai ou mãe de um garoto que não enxerga?

Como funciona a casa de uma família de deficientes auditivos? Como é a vida de uma pessoa que precisa de uma cadeira de rodas para se locomover? Como uma pessoa que tem deficiência mental aprende?

Essas perguntas podem nos levar a pensar sobre as dificuldades e as conquistas desses excluídos e pensar na possibilidade de concretização dos seus direitos: soluções simples e concretas para que possam estar nas salas de aula; plena assistência à saúde; qualificação profissional; emprego; prática de esporte; cultura e lazer.

Isso só se realizará se cada um de nós se fizer a pergunta: o que eu posso fazer, como empresário, como bombeiro, professor, balconista, comerciante, funcionário público, engenheiro, médico, advogado, dona de casa, motorista de ônibus, entregador, para contribuir na inclusão daqueles que são apenas diferentes de mim?

Buscar respostas para essa pergunta é um aprendizado nem sempre fácil: exige o desejo de conhecer, de se arriscar, de se envolver e agir.

Buscar essas respostas é construir uma sociedade inclusiva.

Agora uma dinâmica que pode ser utilizada para perceber a exclusão nas pessoas, fazer comentários após usar a dinâmica.

TEXTO

ABRIGO SUBTERRÂNEO


Imagine que uma cidade está sob a ameaça de um bombardeio. Aproxima-se um homem e lhe solicita uma decisão imediata. Existe um abrigo subterrâneo que só pode acomodar SEIS PESSOAS, porém doze pretendem entrar.


Abaixo há uma relação das doze pessoas interessadas em entrar no abrigo.

Faça sua escolha, destacando apenas SEIS delas.
(  ) um menino com 10 anos, muito inteligente e com vergonha de falar.
(  ) uma menina com 11 anos que tem medo de qualquer inseto.
(  ) um menino com 9 anos que adora briga.
(  ) um menino com 12 anos muito organizado e com sério problema auditivo.
(  ) uma menina linda  com 10 anos, distraída e muito esquecida.
(  ) um amenino com 11anos, extremamente simpático e muito gordo.
(  ) uma menina com 14 anos caprichosa e muito tagarela.
(  ) uma menina com 13 anos que adora chamar atenção.
(  ) um menino com 12 anos, metido a mandão.
(  ) uma menina com 11anos muito esperta, que tem uma deficiência na perna.
(  ) um menino com 10 anos,que se relaciona bem com todos e usa óculos do tipo fundo- de- garrafa.
(  ) um menino com 9 anos e com dificuldades de aprendizagem.

OBS: vocês podem eliminar algumas situações e escrever outras que também revelam algum tipo de exclusão na sala de aula, etc.


UM BOM EStudo!
Abraços inclusos!

Diones Barcelos
 

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