quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

ATRIBUIÇÕES DA REDE DE APOIO


OLÁ VISITANTES E PARCEIROS DA EDUCAÇÃO ESPECIAL!

A Rede Municipal de  Educação de Barra de São Francisco - ES, para fortalecer o acesso e a permanência dos alunos público - alvo da Educação Especial inclusos nas escolas municipais contrata profissionais para ajudar os professores das salas regulares e consequentemente para ajudar os alunos inclusos no seu processo de aprendizagem, atendendo assim, de forma qualitativa estes alunos e dando respostas às suas necessidades.

Os profissionais são assim denominados: PROFESSORES COLABORADORES (AJUDAM DUAS OU MAIS  SALAS),  PROFESSORES BIDOCENTES (áJUDA APENAS UMA ÚNICA SALA E É RESPONSÁVEL PELA DOCÊNCIA junto com o titular da sala)  E CUIDADORES (NÃO PRECISA SER PROFESSOR, MAS UM PROFISSIONAL RESPONSÁVEL EM AJUDAR OS ALUNOS NA SUA LOCOMOÇÃO, ALIMENTAÇÃO E HIGIENE, mas na Rede Municipa de Ensinol, contratamos  um professor bidocente para realizar esta função e também ajudar no processo ensino- aprendizagem dos alunos).

AINDA NÃO TEMOS INTÉRPRETES, MAS, VAMOS AVANÇAR NESTE PROCESSO.

Vejam as atribuições de cada profissional:


PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DE SÃO FRANCISCO
Secretaria Municipal de Educação
                       Barra de São Francisco - Espírito Santo






ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR COLABORADOR NAS SALAS REGULARES COM ALUNOS   público – alvo da educação especial - INCLUSOS


 _ Confeccionar materiais didáticos adaptados;
_ Planejar e elaborar sugestões de atividades para os alunos com deficiências com ajuda do professor titular;
_ Planejar junto com o professor titular do planejamento semanal/quinzenal, das reuniões pedagógicas e de todos os eventos pedagógicos da escola;
_ Cumprir os horários fixados para as aulas e demais atividades programadas;
_ Auxiliar o professor titular nas dificuldades dos demais alunos da sala;
_ Trabalhar, dentro da escola, em prol do desenvolvimento da Política Nacional de Educação Especial/Inclusiva;
_ Valorizar e incentivar o relacionamento interpessoal do aluno na turma e na escola;
_ Orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizado pelo aluno.
_ Participar dos Conselhos de Classes, defendendo e expondo as necessidades específicas dos alunos;
_ Estimular as possibilidades e potencialidades do aluno;
_  Ajudar o professor regente no preenchimento das Fichas Descritivas dos alunos, entregando-as em tempo hábil.
_ Interagir com o professor regente para o bom andamento dos trabalhos pedagógicos.
- Fazer sua escala de atendimento às turmas.


PREFEITURA MUNICIPAL DE BARRA DE SÃO FRANCISCO
Secretaria Municipal de Educação
                       Barra de São Francisco - Espírito Santo





ATRIBUIÇÕES DO PROFESSOR BIDOCENTE NAS SALAS REGULARES COM ALUNOS  público – alvo da educação especial - INCLUSOS

_Confeccionar materiais didáticos adaptados;
_ Planejar e elaborar sugestões de atividades para os alunos com deficiências;
_ Planejar junto com o professor titular do planejamento semanal/quinzenal, das reuniões pedagógicas e de todos os eventos pedagógicos da escola;
_ Cumprir os horários fixados para as aulas e demais atividades programadas;
_ Auxiliar o professor titular nas dificuldades dos demais alunos da sala;
_ Trabalhar, dentro da escola, em prol do desenvolvimento da Política Nacional de Educação Especial/Inclusiva;
_ Auxilia nas atividades de vida prática. (higiene, alimentação, escovação etc. se caso a escola não possuir cuidador.).
_ Valorizar e incentivar o relacionamento interpessoal do aluno na turma e na escola;
_ Orientar professores e famílias sobre os recursos pedagógicos e de acessibilidade utilizado pelo aluno.
_ Participar dos Conselhos de Classes, defendendo e expondo as necessidades específicas dos alunos;
_ Estimular as possibilidades e potencialidades dos alunos;
_ Preencher as Fichas Descritivas dos alunos com deficiências, entregando-as em tempo hábil.
_ Interagir com o professor regente para o bom andamento dos trabalhos pedagógicos.
_ Articula, colabora e incentiva a elaboração de projetos interdisciplinares da Unidade Escolar em benefício do atendimento ao aluno com deficiência.
ATRIBUIÇÕES DOS CUIDADORES

SEMEC_ Secretaria Municipal de Educação de Barra de São Francisco-ES
Orientações á contratação de cuidadores para atuar nas escolas municipais que promovem o atendimento educacional especializado, conforme portaria nº 037-R de 31 de março de 2010.
A necessidade do Cuidador é apresentar no Documento da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2007) como alguém que cuida a partir dos objetivos estabelecidos por instituições especializadas ou responsáveis diretos zelando pelo bem-estar, saúde, alimentação, higiene pessoal, educação, cultura, recreação e lazer da pessoa assistida.
No caso do Cuidador de que trata a Portaria 037-R de 31 de março de 2010 da Secretaria de Estado da Educação _ SEDU, a função será exercida por profissionais no cargo de Servente de nível fundamental completo ou médio, apresentando os seguintes requisitos profissionais.
·         Ter no mínimo 18 anos de idade apresentando RG.
·         Escolaridade mínima de Ensino Fundamental completo.
·         Comprovar por meio de DECLARAÇÃO que atuou em Instituição Educacional por no mínimo 06 meses.
·         Comprovar boas condições de saúde, mediante atestado médico.
·         Declarar disponibilidade para jornada de 06 horas diárias no trabalho.
Obs.: Este profissional será contratado somente para acompanhar as pessoas com deficiências severamente comprometidas.
Uma vez contratado, cabe ao dirigente da instituição e/ou escola acompanhar o desenvolvimento das atividades observando se o profissional demonstra:
·         Identificação com as atividades que serão desenvolvidas na instituição.
·         Postura ética e moral.
·         Atitudes de boas maneiras.
·         Disciplina no desenvolvimento das atividades e no cumprimento de normas e estatutos vigentes.
·         Controle emocional e preparo físico.
Atribuições do Cuidador.
Funções Básicas.
É acompanhar e auxiliar a pessoa/aluno com deficiência severamente comprometida no desenvolvimento de atividades rotineiras, cuidando para que ela tenha suas necessidades básicas (fisiológicas e efetivas) satisfeitas, fazendo por ela somente as atividades que não consiga fazer de forma autônoma. Ressalta-se que não faz parte da rotina do cuidador aplicar técnicas e procedimentos identificados com profissões legalmente estabelecidas particularmente na área de enfermagem.
Algumas atribuições:
·         Atuar como elo entre a pessoa cuidada a família e a equipe da instituição escolar;
·         Escutar, estar atento e ser solidário com a pessoa cuidada;
·         Auxiliar nos cuidados e hábitos de higiene;
·         Estimular e ajudar na alimentação e na constituição de hábitos alimentares;
·         Auxiliar na locomoção;
·         Realizar mudanças de posição para maior conforto da pessoa;
·         Comunicar à equipe da instituição sobre quaisquer alterações de comportamento da pessoa cuidada que possam ser observadas durante o período de contato;
·         Outras situações que se fizerem necessárias para a realização das atividades cotidianas da pessoa com deficiência durante a permanência na instituição.

OBS: Na Rede Municipal de Ensino de Barra de São Francisco – ES, este profissional está sendo representado por um professor, que além de executar as atividades rotineiras (higiene, alimentação e locomoção) ajuda o aluno no seu processo ensino-aprendizagem.

Diones

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