sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Desafios da Educação Inclusiva

 Mesmo depois da nova Política Nacional da Educação Especial Numa Perspectiva Inclusiva (2008) a inclusão das pessoas com deficiências nas escolas públicas continuam um desafio, avançando, mas ainda com muitas pedras no caminho. Veja a pesquisa abaixo:

Em todo o mundo, as pessoas com deficiência estão entre os grupos de maior risco de exclusão escolar. Segundo o último Censo Populacional (IBGE, 2010), o Brasil tem 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que representa 23,9% da população. A maioria das crianças e adolescentes com deficiência já estuda em escolas regulares. Em 2013, 77% (648 mil) das matrículas de alunos público - alvo da Educação Especial estavam em classes comuns. Mas, os desafios ainda são grandes. A recusa em matricular pessoas com necessidades educacionais  por deficiências ainda é um problema corrente e as escolas carecem de:
·         Espaços, mobiliários e materiais didáticos acessíveis;
·         Transporte escolar acessível;
·         Salas e materiais para o (AEE) Atendimento Educacional Especializado;
·         Formação inicial e continuada para o AEE aos professores e demais profissionais da educação; Tradutores e intérpretes;
·         Profissionais de apoio, que auxiliem na alimentação, higiene e locomoção dos alunos;
- Currículo e avaliação flexibilizados.

Esses desafios precisam ser superados! A Rede Municipal de Ensino de Barra de São Francisco – ES está caminhando com muitas dessas ações acima já efetivadas, porém, o nosso gargalo ainda se refere na “promoção de cursos de formação inicial e continuada para o AEE e para todos os profissionais das salas de aulas regulares.

Enquanto isto não acontece, há muitas reuniões de sensibilização e de conhecimentos teóricos visando uma preparação e uma formação em serviço melhorando o atendimento destes alunos às nossas escolas municipais.

ABRAÇOS INCLUSOS A TODOS!

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